Quem sou eu

Trabalhos Manuais da Martinha

sexta-feira, 23 de julho de 2010

INTERNET SEGURA

Hoje começa a série Internet Segura com a equipe do serviço Antivírus e Backup Claro. Todo mês vamos tratar de segurança no mundo virtual, serão dicas, tira-dúvidas, curiosidades e análises do cenário web, tudo relacionado à prevenção de crimes e ameaças na internet. Neste primeiro post, falaremos de spam e malware, e como esses dois males avançam no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
Spam é o termo para denominar e-mails indesejados, que você não solicitou receber na sua caixa de entrada. E malware é um programa nocivo que se instala no seu computador sem sua permissão e pode causar danos ao sistema. São dois dos males mais graves no mundo da internet hoje.
Para que vocês entendam porque o nível da preocupação anda alto, vejam o resultado do relatório trimestral da McAfee sobre ameaças virtuais.  Segundo os números, o Brasil está entre os países com alto volume de infecções de spams e malwares. A razão disso é que estes países avançaram muito no desenvolvimento da Internet nos últimos cinco anos e esse rápido crescimento teria gerado esse resultado.
Foi observado também que as infecções de AutoRun (função que realiza execução automática de periféricos e mídias) chamaram a atenção devido à adoção generalizada de dispositivos removíveis, principalmente unidades USB, como o seu pen drive ou HD externo. Tanto é que um arquivo nocivo em unidades de USB é o número um da lista de malwares no mundo. Uma variedade de cavalos de Tróia (arquivos que infectam o computador em busca de dados do usuário, como senhas de bancos) figura ainda na lista dos cinco principais malwares.
E, embora as taxas de spam continuem estáveis, os temas dos e-mails variam consideravelmente de país para país. Uma das maiores descobertas no primeiro trimestre deste ano foi de que China, Coréia do Sul e Vietnã possuem uma quantidade significativa de e-mails de oferta de diplomas falsos.
Outro dado apontado pelo McAfee Labs são os spams envolvendo pedidos de ajuda a vítimas de terremotos e outras catástrofes de 2010. Esses têm sido utilizados por cibercriminosos que tentam tirar proveito da boa fé das pessoas em todo o mundo, a fim de roubar dinheiro e suas identidades por meio de fraudes por phishing (‘pescar’informações de usuários através de mensagens falsas). Isso também tem afetado os resultados de busca no Google e em outros mecanismos. Os criminosos continuam a utilizar a análise lógica de classificação de páginas para explorar os termos em destaque naquele momento a fim de direcionar o tráfego a sites maliciosos.
Como vocês viram, a popularidade dessas ameaças é consistente em todo o mundo. Por isso, nunca é demais ter segurança em sua navegação. No próximo mês, falaremos sobre como se prevenir contra essas ameaças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores